quarta-feira, maio 28, 2008

A Vida

- Onde está, onde está? Cadê aquela maldita idéia que tava aqui ainda a pouco?

Foi pensando assim que Gilberto se sentou a frente do computador tentando elaborar um trabalho novo, fazia muito tempo que ele não conseguia escrever nada, não que não tivesse motivos para estar inspirado, mas é que tudo que ele pensava em por no papel lhe parecia datado, que já tinha sido feito ou idiota demais para dar certo.

E em um daqueles dias mortos que todos nós temos em nossas vidas, ele teve o vislumbre de uma pequena ideiazinha, mas naquele momento apesar de ela ser interessante não se encaixava no que ele pretendia e nem na atual vida dele, mas mesmo assim, ele a guardou para quando se fizesse necessária.

E o tempo finalmente a fez necessária, chegara a hora dele usar aquela idéia, dar formas definidas, adensa-la ainda mais, era hora da idéia brilhar, se materializar e quem disse que ele achava a bendita. Nada, procurava em todos os cantos da mente e nada da idéia aparecer, jurava que tinha um rascunho escrito em um guardanapo, no verso de uma conta vencida, ou num pedaço de papel, mas por mais que vasculhase, fosse em sua mente ou em suas gavetas apenas o nada aparecia.

E foi assim que ele se sentou na frente do computador, a tamborilar os dedos de uma mão sobre o teclado, olhar perdido em seu próprio reflexo na tela, a outra mão segurando o queixo, a respiração profunda compenetrada, tentando buscar no fundo da alma, porque na mente ele não acha va mais nada, uma infima pista de onde aquela idéia foi parar.

Depois de minutos que pareceram horas e horas que pareceram dias, ele inspirou fundo, suspirou, baixou a mão do queixo e digitou, não exatamente o que tinham lhe pedido, nem o que ele tinha imaginado antes, mas sim algo novo, que talvez lhe serviria no momento e no resto de seus dias:

"Não abandone seus sonhos para viver uma vida comum, pois um dia a vida comum pode querer abandonar você."

3 comentários:

  1. Vc é um genio desperdiçado e incompreendido.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Só de rejeitar a possibilidade de uma vida normopatológica, já se destaca 8)

    ResponderExcluir
  3. Sabe. Eu acho que a vida comum anda muito mal vista.

    Tem gente que é aventureira e pode querer viver uma vida aventureira. E quem for comum e quiser só viver uma vida comum?

    Mas o texto é ótimo.

    ResponderExcluir