terça-feira, agosto 21, 2007

Timidez é o cacete!

Dizem que a mente vazia é a oficina do Diabo, pela quantidade de assuntos que tenho que resolver e que não param um segundo de pipocar no meu cérebro, sejam do trabalho, da faculdade, de casa, dos sentimentos e afins, a minha mente deve ser a sala de redação do maior jornal do Inferno.

Agora, depois de um texto inspirado do meu amigo Quinho e de um e-mail lindo da Mariana, onde ambos vieram de encontro ao que ando pensando nos últimos tempos, começo a perceber que o bicho homem é um ser muito do complicado quando o assunto é lidar com seus semelhante e consigo próprio.

Pois bem, usando-me de cobaia para essas observações filosóficas/psicológicas, pude notar algo, a timidez, minha notória companheira, nada mais é do que uma forma polida de se nomear a covardia, todo tímido é um covarde na assepção da palavra, uma pessoa tímida tem pavor de passar vergonha, de ser contrariada, zoada, desprezada e ignorada, então ela fica ali naquela baita indecisão, desenvolvendo uma úlcera com seus pensamentos e angústias, mas incapaz de tomar uma atitude saudável de colocar tudo pra fora.

Será que um desses contumazes medrosos, já parou pra pensar o quanto perdeu, ou pior o quanto deixou de ganhar, quantas pessoas entraram e sairam da sua vida, mas queriam ter ficado por mais tempo só que você não disse "fica mais um pouco, temos tanta coisa pra fazer juntos", não, você se limitou a sorrir, acenar e lamentar, tudo por puro medo da pessoa dizer não posso.

Quantas oportunidades de se declarar para aquela pessoa especial e que te faz sorrir só de lembrar o nome, você simplesmente deixou escapar entre os dedos? E por que? Porque vocês são amigos? O seu idiota, o amor tem que vir de algum lugar, quer melhor lugar que de uma amizade. "Mas e se ela/ele disser que eu confundi tudo, que gosta de ser só meu amigo/amiga." Zebrinha do céu, você só vai descobrir isso se falar pra pessoa que: "não imagina sua vida sem ela" e mesmo que ela diga que quer só sua amizade, tá isso dói pacas, mas e aí você vai gostar menos da pessoa por isso, ela vai te bater, não meu filho, vocês vão continuar amigos, talvez menos, talvez mais, mas se for amizade mesmo vai continuar, porque senão o que você queria era alguém pra dar uns malhos e só.

Agora para me xingar na frente do micro apareceu a coragem, então larga a mão de ser um palhaço e aproveita, liga para quem você quer ligar, manda e-mail e diz tudo, vai na casa da pessoa, não perde tempo, por que ele, o tempo, não vai te esperar, você vai ficar aí encolhido no seu canto, se lamuriando, se remoendo e quando por a cabeça pra fora dessa carapaça, alguém vai ter sido mais rápido, mais esperto, mais corajoso e terá levado o seu prêmio, só vai te restar saudade e passado.E saiba que: quem vive disso é museu e professor de história. Acorda, pô!

(Texto originalmente publicado no Além do óbvio e ululante que pulula mentes humanas)




3 comentários:

  1. Vc devia escrever um livro.
    Sério. Eu ia gostar de ler.

    ResponderExcluir
  2. Dark, meu filho, só houve um porém que o separou do bacharelado de psicologia: timidez não é covardia, é orgulho. Por isso o horror de situações vexatórias. Digo como ex-tímido que bateu na própria fronte e tomou tipo, algo aplaudido por minha psicolouca. Mas deu média nove, podes pegar teu diploma. Ficou do balacobaco.

    ResponderExcluir
  3. Sou bastante tímida e descobri esse texto pesquisando assuntos sobre timidez. No fundo é tudo verdade o que você diz, mas é bastante difícil aceitar isso e partir para o ataque. Quem sabe um dia chego lá. Assim espero.

    ResponderExcluir