sexta-feira, janeiro 11, 2008

Chatice on the Rocks

Fui convidado pela querida Melissa para participar de um meme, espera não deixe sua imaginação fértil e poluída pensar outra coisa, meme nada mais é do que escolher um tema escrever sobre ele e convidar três pessoas a fazerem o mesmo, nada além disso, infelizmente.

E o tema escolhido foi Titanic, não o navio em si, mas o filme, aquele de 1998 com o Leonardo Di caprio, a Kate Winslet e cara que fez o filme do Fantasma,"O Espírito que anda".

O ano de 1998 foi tomado por uma febre nunca antes vista, o filme Titanic arrastava multidões aos cinemas, lembro de gente brigando pra ver a sessão da meia-noite e meia, nas rodinhas de conversa pululavam as frases: "Vi Titanic, é o máximo, lindo", "Eu queria um Di Caprio pra mim", "E o final...", "Fica quieta não conta eu ainda não vi", "Como não viu?", "O namorado não quis ir e eu não quero ir sozinha", "Eu vou com você, só vi 32 vezes até agora", "Também vou", "tem uma sessão especial à uma da manhã, naquele cinema onde Judas perdeu as cuecas", "Não importa o Di Caprio vale a pena", "Então vamos".

Nas rádios só tocava a música da Celine Dion, não sei como essa mulher não ficou muda, ou como eu não fiquei surdo de tanto ela gritar, o volume de água salgada no planeta aumentava consideravelmente a cada sessão graças as moçoilas e alguns marmanjos que se debulhavam em lágrimas, nem o rebaixamento do Corinthians esse ano fez tanta gente chorar como esse filme em 1998.

Era quase impossível conhecer alguém que não assistiu o filme, por vontade própria, por engano, por ter sido obrigado pela metade-cara, seja qual for o motivo, todos já tinham visto, chorado, gostado ou odiado, minha irmã e minhas primas assistiram vezes sem fim e me convidaram cada uma dessas vezes, mas como assistir um filme onde o ator principal era aquele moleque do Leonardo, um legítimo picolé de chuchu, todas as expressões dele idênticas não importava o sentimento e ainda como antagonista o Billy Zane (o tal que fez o filme do Fantasma) que era tão canastra quanto o protagonista e a mocinha uma gordinha com cara de quem comeu e não gostou, recusei os convites todos, mesmo quando os primos argumentavam que pelo menos o picolé de chuchu morria no final e eu ia gastar dinheiro, e ficar sentado um tempo sem fim só pra esperar o cara virar picolé nos minutos finais, nem pensar.

E assim me mantive livre do filme até 2003 ou 2004, quando numa rápida zapeada de canais parei num filme onde a cena que passava era uma ruiva, até bonitinha, nua ou seminua, faz tempo não lembro, posando pra um sujeito fazer o desenho dela, qual não foi minha surpresa ao descobrir que era a Kate Winslet e o famigerado filme, como nada mais tinha a fazer resolvi continuar assistindo, tudo bem perdi várias partes do filme porque quando ficava chato ou entrava o comercial eu colocava no Cartoon, pra ver se tinha começado Dragon Ball ou era Yu Yu Hakusho? Já não sei mais, bem voltando ao filme por mais chato que o roteiro fosse devo admitir duas coisas a atriz tinha seu charme e talento, mesmo com uma personagem magnanimamente fraca, a reprodução do navio, das roupas e de tudo da época era impecável, um excelente trabalho técnico, o iceberg, o desespero dos passageiros, o naufrágio em si foram muito bem executados, gostei muito dos músicos que tocaram até o fim literalmente.

Ah, sim, realmente foi excelente ver o chuchu virar picolé no fundo do mar, pena que foi só na fantasia, acho que o filme teve uma parte técnica primordiosa, mas pra mim faltou o principal num filme, ou num livro ou até numa historinha em quadrinhos, faltou uma história melhor, uma química melhor entre os personagens principais, a mocinha apesar de esforçada demonstrava estar entediada quando tinha que contracenar com os dois picolés de chuchus da serra, Leo e Billy, na minha humilde opinião foi um erro focar o filme exclusivamente num romance fraco e sem atores melhor preparados, pro tempo de duração do filme talvez caisse melhor diversas pequenas histórias que se encontrariam graças ao evento principal o fim do Titanic, o navio que nem Deus afundaria.

De qualquer forma, o filme arrecadou milhões, prêmios aos montes, firmou o nome do James Cameron o que permitiu que ele se aventurasse em coisas melhores, como por exemplo o seriado Dark Angel, que revelou a Jessica Alba, e transformou o Di Caprio num astro, catapultando-o para diversos filmes onde ele provou não ter talento nenhum, especialmente cquando fez naufragar todo o trabalho dos atores do filme "O homem da máscara de ferro" com sua péssima interpretação dupla.

Para continuar esse meme, convido minha amiga
Lady Sith, a menina que é um doce Lisiane e a Mandinha que tá mega afim de escrever sobre o filme.

4 comentários:

  1. Foi por isso que eu me ative à precisão técnica do filme, não sou bom em detratar uma má atuação com tanta autoridade. Para mim, o melhor actor foi o motor do Titanic.

    ResponderExcluir
  2. Eu chorei mais ano passado quando meu Corinthians foi pra segunda divisão do que em Titanic.
    Tá, é mentira! =P
    Muito bem, senhor Dark. Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  3. Querido, ja fiz meu meme sobre esse assunto, a Ana me convidou...
    nao acredito que vc nao gostou tanto assim. tudo bem que o frisson que causou na epoca, nao era pra tanto, mas o filme é bom sim!

    ResponderExcluir